Conheça os principais golpes da internet e saiba como se proteger

Dia do Consumidor, Dia do Cliente, Black Friday, Dia das Mães… Grandes datas movimentam o comércio eletrônico e criam oportunidades para pessoas mal-intencionadas aplicarem golpes na internet. A tecnologia pode até ser aprimorada, mas alguns truques nunca saem de moda. Compartilharemos com você os principais golpes que têm acontecido e o que você pode fazer para evitá-los.

GOLPE DO CARTÃO FRAUDADO

Uma pessoa se passa por funcionário do banco e liga para o cliente comunicando que o cartão dele foi fraudado. Assim que a suposta vítima atende, o golpista solicita a senha, orienta que corte o cartão sem danificar o chip e passe o endereço onde está porque um motoboy irá buscar o cartão para tomar as devidas providências.

Com o chip inteiro, a dupla de falsos funcionários consegue utilizar o cartão, já que a vítima compartilhou a senha anteriormente.

Cuidados para evitar esta situação:

  • O banco nunca solicita suas senhas de acesso e endereço;
  • Caso você se depare com algo parecido, ligue imediatamente ao banco onde tem conta para averiguar a veracidade das informações, mas sempre utilize um telefone diferente do que eles usaram para falar com você.

GOLPE DO PERFIL FALSO DE WHATSAPP

De uns tempos para cá, este golpe tem acontecido com mais frequência. Ano passado, a modelo Caroline Trentini contou seu relato ao Fantástico e a notícia repercutiu.

Neste caso, os golpistas descobrem o nome e número de celular da pessoa que pretendem prejudicar e cadastram o WhatsApp dela no próprio aparelho. Como medida de segurança, o aplicativo envia um código via SMS sempre que é instalado em um novo dispositivo. Para conseguir este código e validar o WhatsApp, os fraudadores ligam para a vítima alegando ser do serviço de suporte de um site onde tem cadastro.

Com este código em mãos, o aplicativo libera a instalação e baixa todas as conversas e contatos daquela pessoa. Desta forma, é possível analisar o grau de relação com os números da agenda, o que facilita quando os golpistas pedem dinheiro emprestado se passando pela vítima.

Para evitar este golpe na internet, você deve desconfiar quando alguém te pede dinheiro com urgência. Não importa quem é e qual é o motivo alegado, sempre duvide e confira se a história é verdadeira. Para se certificar de que é mesmo o seu conhecido quem está fazendo a solicitação, ligue para ele, confirme informações que somente vocês sabem. Aliás, se possível, faça uma chamada de vídeo.

GOLPE DO LINK FALSO

Você recebeu uma promoção inacreditável por e-mail, no Instagram ou até mesmo no celular? Desconfie.

Este golpe consiste no envio de falsas promoções por meio de links que pedirão seu nome completo, CPF, dados de um cartão e até mesmo senha. E o layout do anúncio costuma ser tão bem feito que é impossível desconfiar. Após clicar no link recebido, eles tanto podem instalar vírus em seu computador e aplicativos quanto utilizar seus dados para realizar as compras que desejarem.

Sempre falamos a respeito desse tipo de golpe, mas vale a pena reforçar os cuidados que estão ao seu alcance para evitar uma futura dor de cabeça:

  • Desconfie de descontos bons demais para ser verdade, pois não costumam ser verdade;
  • Se a promoção recebida é de um remetente no qual você não solicitou ou não pediu, não clique;
  • Se o e-mail do remetente for @hotmail, @gmail, @outlook, com certeza é uma armadilha. Grandes empresas têm domínio próprio, como por exemplo @magazineluiza.com.br, @americanas.com.br, @fernandeschristofaro.com.br, e assim por diante.

No vídeo abaixo, nosso Diretor, Danilo Fernandes Christófaro, selecionou as principais dicas para te ajudar a prevenir golpes a partir de casos que acompanha rotineiramente no escritório:

Já já estaremos em comemoração para o Dia das Mães e certamente os oportunistas irão se aproveitar disso. Enviar este conteúdo a amigos e familiares pode impedir que um deles seja a próxima vítima.

 

O texto acima tem função informativa e não impositiva. Para quaisquer informações adicionais, consulte-nos.

Artigos Relacionados

Respostas

Seu ebook está pronto!