Meu apartamento pode ser penhorado por falta de pagamento do condomínio?

A taxa condominial é obrigatória para todos os condôminos. Ela possibilita manter o condomínio com todas as suas obrigações em dia (funcionamento, pagamento de fornecedores, limpeza etc.).

Quando um condômino não paga cria-se um desequilíbrio nas contas do condomínio e inevitavelmente impacta em todo o seu funcionamento.

Por isso, a legislação prevê alguns mecanismos para compelir o pagamento. Um deles é a cobrança de multa e juros em caso de inadimplência.

Todavia, ainda assim alguns condôminos não arcam com a obrigação e ficam inadimplentes. Nessa situação, não resta ao condomínio alternativa que não a de ingressar com a ação judicial de cobrança.

Feito isso, o devedor terá um prazo para pagar. Se não pagar, passará a sofrer medidas judiciais para forçar o pagamento, como por exemplo bloqueio de conta bancária.

Se não forem encontrados valores para saldar a dívida, o condômino poderá sim sofrer a penhora do seu apartamento, mesmo que seja o único bem da família. Após isso, o bem poderá ser vendido para saldar a dívida.

Para outras informações: contato@fernandeschristofaro.com.br.

 

RENATA DE JESUS

Advogada. Pós-graduanda em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Escola Paulista de Direito. Membra da Equipe de Direito de Família e Sucessões do Fernandes Christófaro Advocacia – FCA

 

Foto: Freepik – wayhomestudio

Mais conteúdos

NÚCLEO ARTISTAS E PROPRIEDADE INTELECTUAL
Danilo Fernandes Christofaro

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO BANCO DOS RÉUS

Um dos temas mais sensíveis quando falamos em inteligência artificial é a relação dela com os direitos autorais alheios. Não faltam queixas a respeito do

Leia mais »

Acreditamos que somente por meio da educação será possível fazer negócios de maneira segura, se posicionar bem no mercado de trabalho e conviver harmonicamente.

Contato

Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Endereço

Santana
São Paulo – SP

Seu ebook está pronto!