Metaverso: como será nosso dia a dia?
Metaverso: como será nosso dia a dia?
Tão novo para alguns e já aguardado por outros, o metaverso ganha cada vez mais espaço desde que o Facebook se tornou Meta – justamente em menção a esta nova dimensão que está surgindo. Embora haja muita expectativa em torno de novas tecnologias, pairam sobre nós as dúvidas: como ficarão as relações humanas? De que forma o metaverso estará inserido em nosso cotidiano? É verdade que poderemos trabalhar lá dentro? Estas são algumas das respostas que traremos neste artigo.
Entenda o que é o metaverso
Metaverso é o novo espaço onde poderemos ser quem quisermos, da forma que quisermos e quando desejarmos. É uma mistura de realidade virtual, realidade aumentada e vida real que nos permitirá viver (literalmente) em outra dimensão.
Para experienciar isso, precisaremos somente colocar nossos acessórios tecnológicos (óculos e/ou headsets). Será possível vivermos uma internet palpável, com possibilidade de sentirmos o cheiro, texturas e olharmos nos olhos das pessoas ao nosso redor, mesmo que estejam distantes fisicamente. Basta estarem no metaverso.
O que esperar do metaverso
Imerso neste mundo, poderemos literalmente escolher como ser, como seremos representados no metaverso – o chamado avatar. Será possível definir cor e tipo de cabelo, cor dos olhos e da pele; altura e peso; e não estaremos limitados somente ao que vemos enquanto humanos. Se desejar, seu avatar pode ter corpo humano e rosto de animal, por exemplo. Ficará a nosso critério. Nossos gestos e expressões também farão parte deste universo. Com o avatar pronto, você poderá ingressar onde quiser para fazer o que quiser.
Ainda se discute quais serão os impactos de uma imersão tão profunda, que é a proposta do metaverso, mas a ideia inicial é proporcionar interações reais mesmo que à distância – seja com pessoas, seja com lugares:
- Assim como hoje você tem a sua casa, neste novo universo poderá comprar e desenvolver o seu próprio espaço para receber amigos, familiares e conhecidos para conversar, jogar, assistir televisão… Onde você quiser! E mais do que receber pessoas, o mundo do entretenimento permitirá usufruir de um show a partir da sala da sua casa, junto com outros fãs.
Mais do que ficarmos em frente às telas para fazer reuniões, onde visualizamos outras telas em miniaturas, no metaverso poderemos sentar lado a lado de colegas de trabalho, fornecedores e sócios para compartilhas telas, trocar ideias, concretizar novos projetos – simultaneamente.
Se exercitar também será uma possibilidade dentro do metaverso. Lutar boxe, fazer musculação, pedalar, jogar basquete e tantas outras atividades serão viáveis e de possível realização a partir do uso de acessórios que tornarão a experiência ainda mais real, seja sozinho ou em grupo. Mais uma vez, estas atividades poderão ser executadas onde desejar e na companhia de quem almejar.
Estudar com pessoas de todo o mundo será outra possibilidade, mesmo que o idioma nativo seja diferente do seu. Já se estuda para que a tradução simultânea seja uma realidade para facilitar e melhorar o aprendizado. Você já se imaginou aprendendo francês direto da Torre Eiffel? Isto não está tão distante de acontecer.
Adquirir produtos será mais uma atividade possível dentro do ecossistema. Tocar, experimentar, analisar o produto antes da compra. Tudo isso a um gesto de distância.
No vídeo abaixo você pode visualizar o que será o metaverso. Se hoje nós já desprendemos de mais tempo do que o esperado em redes sociais, imagine como será adentrar um mundo repleto de tecnologias, simulações e sensações.
Um dos grandes questionamentos que surgem é: Tendo acesso a tudo isso, como ficará o mundo real? Como serão as relações humanas? Quais poderão ser os impactos? Te convidamos a refletir sobre.
O texto acima tem função informativa e não impositiva. Para quaisquer informações adicionais, consulte-nos.
Mais conteúdos
QUAL O REGRAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO PARA A REDUÇÃO DE JORNADA DE TRABALHO AOS PAIS DE AUTISTAS?
A conciliação entre as responsabilidades profissionais e o cuidado dedicado aos filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um desafio enfrentado por muitos pais
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO BANCO DOS RÉUS
Um dos temas mais sensíveis quando falamos em inteligência artificial é a relação dela com os direitos autorais alheios. Não faltam queixas a respeito do
QUER ESTUDAR COM ALBERT EINSTEIN, FREUD, PONTES DE MIRANDA ENTRE OUTROS? A I.A. PERMITE, SÓ NÃO SABEMOS SE É O MAIS INDICADO
Já imaginou que incrível ter uma aula com o Pontes de Miranda explicando todas as suas teorias? Ou então, o próprio Einstein falando da Teoria
A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL TEM CORPO, MAS NÃO TEM ALMA
Só se fala nela. Aqui também é assim. Mas hoje, ao ler um texto claramente elaborado por uma I.A., me surgiu um sentimento que resolvi
A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O VÁCUO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UM DESAFIO DA ERA DIGITAL
A inteligência artificial (IA) se tornou um dos temas mais comentados da atualidade, e não é à toa. Sua capacidade de automatizar tarefas e otimizar
O Estudo Técnico Preliminar (ETP): Pilar da Legalidade e Eficiência nos Processos Licitatórios
O Estudo Técnico Preliminar (ETP) se consolidou como peça fundamental no tabuleiro das licitações públicas, servindo como base sólida para a legalidade e a efetividade
Acreditamos que somente por meio da educação será possível fazer negócios de maneira segura, se posicionar bem no mercado de trabalho e conviver harmonicamente.
-
Rua Maria Curupaiti, 441
Conjunto 2008-D
Santana
São Paulo – SP