Por que a conta bancária do familiar falecido é bloqueada?

O bloqueio automático das contas bancárias de pessoas falecidas ocorre com o intento de evitar fraudes e vantagens indevidas eventualmente buscadas pelos herdeiros.

Em alguns casos, onde existem vários herdeiros legitimados a receber de forma proporcional quantias deixadas nos bancos, não são raras as situações em que apenas um deles busca o saque de todo o dinheiro de forma antecipada para que não precise dividir com os demais.

Para evitar este tipo de fraude, as instituições bancárias “congelam” as contas assim que alguém morre e autorizam a movimentação somente após ação judicial, ocasião em que se define quem pode movimentar o dinheiro.

Por fim, vale lembrar que é durante o processo de inventário que são relacionados todos os bens e dívidas deixadas pelo falecido, bem como são conhecidos todos os herdeiros, eventual testamento etc.

Para outras informações: contato@fernandeschristofaro.com.br.

RENATA DE JESUS

Advogada. Pós-graduanda em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Escola Paulista de Direito. Membra da Equipe de Direito de Família e Sucessões do Fernandes Christófaro Advocacia – FCA

Mais conteúdos

NÚCLEO ARTISTAS E PROPRIEDADE INTELECTUAL
Danilo Fernandes Christofaro

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO BANCO DOS RÉUS

Um dos temas mais sensíveis quando falamos em inteligência artificial é a relação dela com os direitos autorais alheios. Não faltam queixas a respeito do

Leia mais »

Acreditamos que somente por meio da educação será possível fazer negócios de maneira segura, se posicionar bem no mercado de trabalho e conviver harmonicamente.

Contato

Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Endereço

Santana
São Paulo – SP

Seu ebook está pronto!