Pai/mãe precisa pagar pensão aos filhos enquanto estão desempregados?

Sim. Isto porque o dever de prestar alimentos aos filhos não pode ser relativizado em razão de desemprego dos genitores.

É comum que alguns pais, equivocadamente, entendam que a ausência de vínculo empregatício os isenta da responsabilidade do pagamento da pensão alimentícia, o que não é verdade.

Uma vez comprovada a situação de desemprego do pai ou da mãe, o que existe são hipóteses de fixação da obrigação em parcelas de menor valor, comumente estipuladas em 30% sobre o salário-mínimo vigente (essa não é uma regra, é o que geralmente acontece na prática).

Mas atenção: reduzir o valor da pensão alimentícia só é possível por meio de processo judicial! O fato de estar desempregado não permite a redução automática da pensão, é um juiz que deverá analisar a situação e decidir se reduz ou não.

Para outras informações: contato@fernandeschristofaro.com.br.

 

RENATA DE JESUS

Advogada. Pós-graduanda em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Escola Paulista de Direito. Membra da Equipe de Direito de Família e Sucessões do Fernandes Christófaro Advocacia – FCA

Foto: Freepik – wirestock

Mais conteúdos

NÚCLEO ARTISTAS E PROPRIEDADE INTELECTUAL
Danilo Fernandes Christofaro

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO BANCO DOS RÉUS

Um dos temas mais sensíveis quando falamos em inteligência artificial é a relação dela com os direitos autorais alheios. Não faltam queixas a respeito do

Leia mais »

Acreditamos que somente por meio da educação será possível fazer negócios de maneira segura, se posicionar bem no mercado de trabalho e conviver harmonicamente.

Contato

Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Endereço

Santana
São Paulo – SP

Seu ebook está pronto!