Conheça a ferramenta que ajuda artistas contra a Inteligência Artificial
Conheça a ferramenta que ajuda artistas contra a Inteligência Artificial
O uso da Inteligência Artificial está crescendo absurdamente em todo o mundo. Desse fato, surgem uma série de preocupações, dentre elas o uso indevido do trabalho de artistas. Destaco, nesse breve texto, o caso dos ilustradores e fotógrafos.
Isso porque, as empresas que desenvolvem projetos no campo da I.A. utilizam-se de bilhões de imagens da web (de autoria de diversas pessoas e sem autorização) para testar os seus modelos.
Em outras palavras, de forma simplória e não técnica, podemos dizer que a inteligência artificial cria imagens, vozes e textos utilizando-se do que foi produzido por outras pessoas e disponibilizado na web.
Artistas do mundo todo já fazem protestos para coibir o uso indevido das suas obras, assim como o avanço da I.A. nas suas respectivas áreas de atuação (vide o caso de dubladores, roteiristas e afins).
Cientes desse problema, pesquisadores da Universidade de Chicago desenvolveram um “veneno” contra esse cenário. O “inseticida” leva o nome de NIGHTSHADE.
As imagens que utilizamos na internet guardam pixels invisíveis (elementos utilizados para construir imagens digitais) dentro delas. Para se ter uma ideia, esses pixels representam a menor unidade possível para inserir uma informação de cor.
A I.A. quando vai varrer a internet para se alimentar dos dados ela faz a leitura desses pixels. É aí que entra o nightshade.
A ferramenta insere nesses pixels uma espécie de “veneno” que prejudica a leitura por parte da I.A. Ou seja, a ferramenta altera os pixels e a I.A. passa a fazer uma leitura equivocada da imagem, o que prejudica completamente o seu funcionamento.
Danilo, me dá um exemplo? Claro!
Imagine que você tire uma foto de uma cobra. Essa foto terá pixels dizendo que se trata de uma cobra. Ao passar essa imagem pela ferramenta, ela insere um veneno que modifica esses pixels e passa a dizer que essa imagem representa um coelho e não mais uma cobra. Isto é, ela engana a I.A.
Continuaremos enxergando essa imagem tal qual ela é, uma cobra, mas a inteligência artificial passará a catalogá-la como se fosse um coelho, prejudicando o seu uso.
É importante dizer que algumas empresas declararam que os seus projetos se utilizam de imagens disponíveis gratuitamente na internet, mas sabemos que a grande maioria não tem esse cuidado.
Essa é uma ferramenta nova e que tem repercutido bastante. Como tudo o que é novo, ainda mais se tratando de tecnologia, não sabemos como irá se comportar.
Continuamos observando!
Respostas